6 de abr. de 2014

Gal (Maria da Graça) Costa e o Início da Carreira

Gal Costa - Meu Nome É Gal

Maria da Graça Costa Pena Burgos é o nome de batismo da futura cantora que iria marcar com sua voz na mpb. Vinda de Salvador-BA onde nasceu no dia 26 de setembro de 1945, foi influenciada pela música de João Gilberto e a bossa nova que predominava nos primeiros anos na década de 1960. Recebeu incentivo de sua mãe Maria Costa Pena para seguir com sua carreira musical.

Maria da Graça conheceu Caetano Veloso em 1963 e, junto com ele, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Tom Zé e outros jovens que estavam iniciando na música, vieram a se destacar na inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador, no show "Nós, Por Exemplo... " no ano seguinte, muito elogiado pelo público. Meses depois, parte para o Rio de Janeiro e grava uma participação no disco Opinião, do show homônimo que fez sucesso, consagrando a cantora Maria Bethânia no eixo Rio-São Paulo.

Logo depois, Maria da Graça lança um compacto pela gravadora RCA, com as músicas "Eu Vim da Bahia", de Gilberto Gil, e "Sim, Foi Você", de Caetano Veloso. Mesmo durante a fase da Ditadura Militar no Brasil, Maria da Graça fez algumas participações nos festivais de música, vindo a consagrar-se como uma intérprete afinadíssima e sensível. Com Caetano Veloso, gravou o disco Domingo em 1967, destacando seu primeiro dueto com o cantor baiano agora adotando o nome Gal Costa: "Coração Vagabundo".

No ano seguinte, Gal Costa une-se a Caetano, Gil, Bethânia e Tom Zé no movimento cultural denominado Tropicália que revolucionou a música brasileira através do disco Tropicália ou Panis Et Circensis. Deste disco, marca o primeiro grande sucesso da carreira de Gal Costa com a música "Baby", de Caetano Veloso.

Seu primeiro LP Gal Costa saiu em 1969 pela gravadora Philips.


Nenhum comentário:

Postar um comentário