9 de abr. de 2014

Um Chá Com Brown - Parte 5 (A Timbalada)



Timbalada - Fricote da Terezinha

O início da década de 1990 marca a ascensão do axé-music no Brasil, graças ao bom momento do mercado fonográfico brasileiro que contribuiu para divulgar novos trabalhos e talentos vindos da Bahia. O reconhecimento internacional da banda Olodum (que fez participação em um disco do cantor e compositor Paul Simon) e o surgimento da cantora Daniela Mercury no cenário nacional foram os principais responsáveis pela consagração deste novo cenário musical no país, fato que levou outros artistas baianos a buscar um espaço no eixo Rio-São Paulo, tornando-se conhecidos pelo público brasileiro.

Entre 1991 e 1992, Carlinhos Brown cria uma comunidade musical no Candeal, unindo vários jovens pobres e moradores do bairro de Salvador, sendo cerca de 400 pessoas. O objetivo era resgatar o uso do timbau, um instrumento musical de origem africana, além de proporcionar melhores condições de emprego aos jovens integrantes de baixa renda, em um processo de socialização. Este movimento sociomusical veio a receber o nome Timbalada e que passou a se apresentar durante os festejos da Lavagem do Bonfim.

A experiência para a criação desse grande grupo veio paralelo com a banda Vai Que Vem, também criada por Brown quando ainda tocava com Caetano Veloso entre 1987 e 1989 e que ensaiava no bairro do Candeal. A Timbalada caracterizava-se pela pintura nos instrumentos musicais e até mesmo nos próprios integrantes. Os ensaios começaram nas ruas do bairro, sempre chamando atenção do público e curiosos que assistiam. 

No início de 1993, os ensaios passaram a ser realizados na Mansão Fonte do Boi, no bairro Rio Vermelho. A partir daí, a Timbalada, agora vista como uma banda liderada por Carlinhos Brown, começou a ganhar destaque na mídia baiana e logo depois se tornaria conhecida no Brasil. Seu primeiro sucesso "Canto Pro Mar", de autoria de Carlinhos Brown e interpretada por Alexandre Guedes, tornou-se um dos sucessos do carnaval. 

Ainda no mesmo ano, sai o primeiro cd que contava com os vocalistas Ninha, Xexéu, Patrícia Gomes, Denny, entre outros, além das participações especiais de Jorge Benjor, Nando Reis, Fia Luna  (com quem Carlinhos Brown aprendeu a tocar o timbau), e do próprio líder da banda. O cd recebeu elogios da crítica internacional, destacando uma menção na revista Billboard considerando-o como um dos melhores na categoria "world music".

Em 1994, a Timbalada se tornou um dos grandes nomes do carnaval baiano. Com o lançamento do segundo cd, é criado o bloco homônimo por Carlinhos Brown que estréia no ano seguinte, levando uma legião de fãs e admiradores da banda. Emplacou vários sucessos como "Beija-Flor", "Fricote da Terezinha""Toneladas de Desejo", "Água Mineral", "Zorra", "Cachaça", "Ashansu""Alegria Original" etc.

Nos anos em que se seguiram, ocorreram várias mudanças na formação da Timbalada como a saída de Ninha, Xexéu e Patrícia e a entrada de Amanda Santiago nos vocais ao lado de Denny. Carlinhos Brown trilhou por outros caminhos, mas sem abandonar a banda que passou a ser dirigida pelo seu irmão Gilson Freitas a partir de 2002. Atualmente, a Timbalada conta apenas com Denny nos vocais e já gravou mais de 10 discos em mais de 20 anos de existência. Seus ensaios passaram a ser realizados no Museu du Ritmo, no bairro do Comércio, em Salvador.

Assim, a Timbalada continua firme e forte mostrando o som dos seus timbaus, o som dos tribais, subindo e descendo a ladeira de onde quer que vá. Próxima semana continuarei falando mais um pouco sobre Carlinhos Brown, até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário