11 de abr. de 2014

Momento Flashback: Bruce Springsteen


Bruce Springsteen - Born In the U.S.A.


Bruce Frederick Joseph Springsteen é cantor, compositor e guitarrista dos Estados Unidos, natural do estado de Nova Jersey. Em sua carreira, iniciada em 1969, Bruce já recebeu vários prêmios importantes, como 20 Grammys, quatro American Music Awards e um Oscar.

Sua carreira musical foi influenciada pelo seu ídolo Elvis Presley e começou ainda em 1965 quando se apresentava no Greenwich Village em New York formando bandas como Steel Mill e Dr. Zoom and The Sonic Boom.

Em 1973 lançou seus dois primeiros discos que chamaram a atenção da crítica musical norte-americana: Greetings from Asbury Park e The Wild, The Innocent and the E. Street Shuffle, pela  gravadora Columbia Records.

Acompanhado de enorme campanha publicitária, o lançamento do terceiro álbum Born To Run (de 1975) finalmente lhe trouxe o sucesso, provando-o como um compositor e performer. Bruce, em suas letras, deixa evidenciado seu patriotismo, e é uma espécie de porta-voz dos trabalhadores, muitas vezes mencionados em suas canções. Este disco está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Novos discos foram lançados nos anos seguintes até a virada da década de 1980 quando seu nome já se tornou bastante popular nos EUA. Em 1984 lança um dos seus grandes trabalhos: Born In the U.S.A. . O sétimo LP de sua carreira foi campeão de vendagens e a faixa-título se tornou um grande sucesso nas rádios. Com "Dancing in the Dark", um single deste álbum, garantiu-lhe o Grammy de melhor vocalista de rock em 1985. 

O álbum Bruce Springsteen and the Street Band atingiu o topo das paradas no final de 1986. Em 1994, Bruce ganhou um Oscar pela música "Streets of Philadelphia", incluída na trilha sonora do filme Filadélfia, estrelada pelo ator Tom Hanks. 

Na década de 2000 ainda gravou novos discos como Devils and Dust (2005), Born to Run - 30th Anniversary Edition (2005), este em edição comemorativa pelo lançamento do disco homônimo. Em 11 de janeiro de 2009, Springsteen venceu o Globo de Ouro de Melhor Canção por "The Wrestler", que havia sido lançada para trilha sonora de um filme homônimo.

Seu último cd foi lançado neste ano de 2014 com High Hopes. Em sua carreira coleciona mais de 15 discos gravados em mais de 40 anos de carreira.
------------------------------------------------------------------
Fontes: Wikipédia e Letras (com adaptações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário