4 de mai. de 2014

A Consagração de Maria Bethânia

Maria Bethânia - Olhos nos Olhos

Meses depois, Maria Bethânia vai a Salvador onde fica até 1966 quando retorna ao Rio de Janeiro, atuando nas montagens Arena Canta Bahia e Tempo de Guerra, dirigidos por Augusto Boal. No mesmo ano, participa do I Festival Internacional da Canção, onde interpreta "Beira-Mar", de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

No ano seguinte grava um disco com Edu Lobo e participou dos grandes festivais de música brasileira em evidência naquele período. Em numerosos shows e discos gravados, Maria Bethânia foi se consagrando como uma intérprete dramática e apaixonada, com um repertório que inclui regravações de antigos sucessos de compositores e cantores como Noel Rosa, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gonzaguinha, Djavan e outros.

Em 1972, participa do filme "Quando o Carnaval Chegar" ao lado de Chico Buarque e Nara Leão, dirigido por Cacá Diegues. No mesmo ano, realiza novas apresentações pela Europa. Em 1975, Bethânia e Chico se apresentaram juntos no Canecão, no Rio de Janeiro, sendo o show dirigido por Oswaldo Loureiro e registrado no LP Chico Buarque e Maria Bethânia Ao Vivo.

Em 1976 idealizou junto com Caetano, Gil e Gal Costa o grupo Os Doces Bárbaro, fazendo sua primeira apresentação no Anhembi, em São Paulo. Contudo, o LP não foi bem recebido pela crítica e o grupo se desfez. Bethânia ainda lançou dois discos Álibi (de 1978) e Mel (de 1979).

Nenhum comentário:

Postar um comentário