7 de mai. de 2014

Um Chá Com Brown - Parte 9 (Candyall Guetho Square)


Timbalada - Água Mineral

Quando a Timbalada foi criada em 1993, seus ensaios passaram a ser realizados inicialmente nas ruas do Candeal e, logo depois, na Mansão Fonte do Boi, no bairro Rio Vermelho, em Salvador-BA.

Por conta da necessidade de se buscar um lugar maior para os ensaios devido ao grande público que ia prestigiar a banda, Carlinhos Brown e seu irmão Gilson Freitas iniciaram a construção de um novo espaço que veio a ser inaugurado em novembro de 1996: o Candyall Guetto Square.

Situado dentro do Candeal, o novo espaço foi criado para abrigar cerca de 1.500 (mil e quinhentas) pessoas. Apresentando uma arquitetura diferenciada, o local engloba quadras de ensaios e um prédio de três andares nos quais estão distribuídos rastaurantes, bares, camarotes, banheiros, salas para cursos e oficinas e estúdio de som.

No decorrer dos anos e com o sucesso do empreendimento, veio o descontentamento dos moradores do bairro em relação ao barulho dos shows que eram realizados no local. Baseando na Lei do Silêncio em vigência na capital baiana, o Ministério Público resolveu intervir visando a proteção ao meio ambiente e combater a poluição sonora. Em 2003, os ensaios deixaram de ser realizados no local que passa a abrigar apenas o escritório e um estúdio.

Os ensaios da Timbalada passaram para o Museu du Ritmo, novo espaço cultural criado por Carlinhos Brown em janeiro de 2007, localizado no bairro do Comércio, em Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário