30 de jul. de 2014

Curiosidades sobre Bob Dylan


Bob Dylan - Knockin' On Heaven's Door


Entre o impenetrável e o profético, o cantor e compositor norte-americano Bob Dylan ocupa um posto permanente do panteão do rock. Por todas as coisas que ele já fez desde que desembarcou em Nova York no final da década de 1950, Dylan está acima de qualquer crítica, sendo um artista inquieto, tendo conquistado plateias de várias faixas etárias com suas poesias e sua música folk americana na década de 1960.

Robert Allen Zimmerman adotou o sobrenome artístico 'Dylan' do poeta Dylan Thomas. Nasceu no dia 24 de maio de 1941 na pequena cidade de Duluyh, no estado de Minnesota e foi criado como mais um filho da família judaica dos Zimmerman. Fiel à sua geração, Bob Dylan cresceu embalado pelo rock da década de 1950, mas foi com uma guitarra folk acústica e uma harmônica tocada à moda dos velhos músicos de blues de Mississipi é que inspirou Dylan no lançamento do seu primeiro álbum em 1962, após ser descoberto nos bares do Greenwich Village por John Hammond.

A partir daí, foi adorado por uns e execrado por outros a cada mudança de rumo. Popularizando a folk music norte-americana influenciado pelo seu ídolo Woody Guthrie, Dylan compôs "Song To Woody" e "Talkin' New York" e começou a se revelar diante do público.

O segundo disco The Freewheelin' Bob Dylan exibia um poeta exuberante falando de temas que se revestiam de novos significados e visão crítica. Destacaria aí seu primeiro grande sucesso "Blowin' In the Wind" que foi regravado por vários artistas, além de "Hard Rain's Goona Fall" e "Don't Think Twice, It's Alright"

O auge da carreira veio em 1965 com o álbum Highway 61 Revisited, onde Bob Dylan se tornaria um dos mais influentes poetas de sua geração graças a canções como "Like a Rolling Stone" e outras faixas desse grande disco que ajudou a reinventar e redefinir o rock. Nos anos seguintes, a carreira de Dylan teve seus altos e baixos, mas suas canções continuariam a embalar e influenciar novos nomes do rock internacional, a exemplo de clássicos como "Lay Lady Lay" (de 1969), "Knockin' On Heaven's Door" (de 1973) e "Forever Young" (de 1974).

Em 1979 ganhou seu primeiro Grammy de melhor vocal masculino pela música "Gotta Serve Somebody", do disco Slow Train Coming. Gravou novos discos nas décadas de 1980 a 2010. Seu último trabalho foi Tempest, lançado em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário