27 de set. de 2014

Frank Sinatra e Tony Bennett: As Vozes da América

Frank Sinatra e Tonny Bennett - The Lady Is a Tramp

Frank Sinatra e Tony Bennett são duas grandes vozes norte-americanas, famosas em todo o mundo e que encantaram várias gerações de ouvintes.

Francis Albert Sinatra nasceu na cidade de Hoboken, estado de Nova Jersey em 1915, sendo filho de imigrantes italianos. Descoberto por Harry James em 1939. cantou com a orquestra de Tommy Dorsey e, em 1942, fez seu primeiro espetáculo solo em Nova York. Assinou seu primeiro contrato como cantor profissional no ano seguinte e gravou seu primeiro disco The Voice of Frank Sinatra em 1946.

Internacionalmente consagrado como um dos mais célebres crooners e conhecido como "A Voz", Frank Sinatra também alcançou sucesso em numerosos filmes como "A um  Passo da Eternidade" em 1953, ganhando um Oscar de melhor ator coadjuvante; "O Homem do Braço de Ouro" em 1955; e "Alta Sociedade" em 1956, entre outros. Entre suas gravações mais conhecidas, destacam "Young At Heart", "New York, New York", "My Way" e "Strangers In the Night".

Frank Sinatra também realizou grandes apresentações e já gravou com grandes nomes da música internacional como Barbra Streisand, Gloria Estefan, Carly Simon, Tom Jobim e Tony Bennett. Morreu em Los Angeles em 1998.

Já Anthony Dominick Benedetto, artisticamente conhecido como Tony Bennett, nasceu no Queens, um dos distritos de Nova York em 1926. Foi descoberto em um programa de novos talentos de Arthur Godfrey e entrou na carreira musical, vindo a se tornar um dos maiores intérpretes da música americana, especialmente no jazz na década de 1950. Lançou seu primeiro disco Cloud 7 em 1955.

Em 1962, realizou uma grande apresentação no Carnegie Hall em Nova York e lançou o disco I Left My Heart in San Francisco que ganhou um Disco de Ouro e rendeu a Bennett 2 Grammys nas categorias de Melhor Álbum do Ano e Melhor Performance Vocal Solo Masculino. Além da faixa-título, entre as gravações famosas de Tony Bennett estão as músicas: "Because of You", "Cold, Cold Heart", "Rags To Riches", "Stranger In Paradise""Fly Me To The Moon".

Ao longo de sua carreira, vendeu mais de 50 milhões de discos e recebeu várias premiações. Tornou-se ídolo de Frank Sinatra, e ambos já se apresentaram e gravaram um disco juntos. Após a morte de Sinatra, Tony Bennett fundou a Frank Sinatra School of the Arts em Nova York no ano de 2001. Além de cantor, Bennett também se destacou na pintura, tendo criado várias obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário