24 de set. de 2014

Perfil de Alcione


Alcione - Você Me Vira a Cabeça

Seu nome de batismo é Alcione Dias Nazareth, simplesmente conhecida como Alcione, e é natural de São Luís, capital do estado do Maranhão, onde nasceu no dia 21 de novembro de 1947. Sendo a quarta dos nove irmãos, a música entrou na vida de Alcione através de seu pai que era policial militar e fazia parte da banda da corporação.

Além de cantar, aprendeu a tocar diversos instrumentos de sopro. Formou-se como professora primária na Escola de Curso Normal e logo depois foi morar no Rio de Janeiro em 1968 com ajuda do amigo (e também cantor) Everardo, e passou a se apresentar em barzinhos e outras casas noturnas da capital fluminense. Tornou-se conhecida após participar do programa de tv A Grande Chance, apresentado por Flávio Cavalcanti.

Após uma excursão de shows pela América Latina e Europa, voltou ao Brasil e conseguiu um contrato com a gravadora Polygram onde gravou dois compactos. Contudo, o seu primeiro LP A Voz do Samba foi lançado em 1975 pela gravadora Philips, onde emplacou seu primeiro grande sucesso nacional: "Não Deixe o Samba Morrer" (samba composto por Edson Conceição e Aloísio Silva). A partir daí, foi gravando um disco por ano, destacando os álbuns Pra Que Chorar? (1977), Gostoso Veneno (1979), Almas e Corações (1983) e Simplesmente Marrom (1989), entre outros.

O reconhecimento musical foi logrado com várias premiações ao longo de sua carreira e diversas homenagens recebidas, incluindo um teatro que leva seu nome em São Luís e tema de samba-enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Ponte, no carnaval do Rio de Janeiro em 1994. Alcione, ao de Beth Carvalho e Clara Nunes, formam o "ABC do Samba".


Nenhum comentário:

Postar um comentário