19 de set. de 2014

Momento Flashback: Brenda Russell

Brenda Russell - Piano In the Dark

Brenda Russell, nascida Brenda Gordon em 8 de abril de 1949, no Brooklyn, Nova Iorque, é uma cantora, compositora e tecladista de origem afro-americana. Conhecida por seu estilo eclético musical, pois suas gravações abrangem vários estilos diferentes, incluindo pop, soul, jazz e música contemporânea.

Compôs ao longo dos anos para nomes como Stevie Wonder, Aretha Franklin, Earth, Wind & Fire, Donna Summer e Sting.

Filha de pais músicos, com 12 anos foi morar no Canadá numa cidade chamada Hamilton que é uma cidade da província canadense de Ontário. Ainda adolescente começou a tocar em bandas locais, período em que começou a tocar piano. No início dos anos 70, ela casou com o músico Bryan Russell e (como Brian & Brenda) lançaram dois álbuns pela gravadora de Elton John Word Called Love (1976) e Supersonic Lover (1977). Sua filha, Lindsay nasceu em 1977. O casal se divorciou ainda na década de 70, e Brenda agora que vivia em Los Angels estabeleceu uma carreira solo.

Brenda agora assina contrato com o Tommy LiPuma, dono da gravadora Horizon Records, e o primeiro single que se tornou um hit em 1979 foi "So Good, So Right". Depois que a gravadora Horizon acabou, Brenda foi escolhida pela A M, que lançou seu álbum de estréia incluindo músicas como "If Only for One Night" e "In the Thick of It". Seguido por seu segundo álbum gravado em 1981, Love Life. Agora Russell assina com a gravadora Warner e lança o álbum Two Eyes de 1983. Ela logo se muda para Suécia e começa a escrever músicas para seu próximo álbum.

Lançado em 1988 o álbum Get Here, se tornou seu maior sucesso comercial, gerando seu maior hit "Piano in The Dark" então ganhou três indicações para o Grammy. Depois de lançar mais dois álbuns na década de 90, Russell deu um tempo na gravação de suas músicas. Durante esse período, compôs músicas para outros artistas e escreveu a trilha do filme "A Nova Paixão de Stella" de 1988. Ela também apareceu no filme "Ruas de Liberdade" de 1999.

Russell retomou sua carreira solo em 2000 com o aclamado álbum Paris Rain, lançado pela Hidden Beach Records. O álbum (que inclui colaborações de Carole King, Dave Koz e Sheila E.), afastou completamente Brenda do mercado pop levando-a em direção a um som mais adulto. Em 2003, ela assinou com a nova gravadora UK Dome Records e lançou o álbum de resumo de sua carreira So Good, So Right: The Best of Brenda Russell.

Em 26 de janeiro de 2007, Brenda e Brian tornaram-se avós quando Lindsay deu a luz a um filho chamado Nehimiah.
----------------------------------------------------
Fonte: Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário