17 de set. de 2014

Um pouco sobre Zeca Baleiro


Zeca Baleiro - Flor da Pele

José Ribamar Coelho Santos nasceu em 1966 na cidade de Arari, estado do Maranhão. Chegou a cursar dois cursos universitários - Jornalismo e Agronomia - sem concluir nenhum deles. Recebeu o apelido de "Baleiro" pelos seus colegas por gostar de doces e balas.

O apelido foi adotado artisticamente, ficando conhecido como Zeca Baleiro e, ao morar em São Paulo, realizou vários trabalhos com música até tornar-se cantor. Gravou seu primeiro disco Por Onde Andará Stephen Fry? em 1997, emplacando seu primeiro sucesso "Flor da Pele". No ano seguinte, recebeu três troféus na categoria pop-rock do "Prêmio Sharp 98": "Troféu Revelação", "Melhor Disco" e "Melhor Música", por sua composição "Bandeira"

A partir daí foi se tornando conhecido musicalmente, e logo vieram novos trabalhos como os cds Vô Imbolá (de 1999, com destaque para as faixas "Lenha" e "Samba do Approach") e Líricas (de 2000, destacando a regravação de "Proibida Pra Mim", do grupo Charlie Brown Jr.). Após excursões pelo Brasil e no exterior, Zeca lançou um cd ao lado de Raimundo Fagner em 2003, com repertório de canções inéditas de ambos.

Além de novos cds e dvds gravados, Zeca Baleiro também se mostrou um ótimo compositor, mesclando ritmos que vão do baião ao pop e samba, além de ter suas canções regravadas por vários artistas da música brasileira como Chico César, Simone, Fagner, Zé Ramalho, Zeca Pagodinho, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário