6 de nov. de 2011

Gilberto Gil, da música à política

Gilberto Gil - Não Chores Mais (No Woman, No Cry)

No início da década de 1980, Gilberto Gil se separa de Sandra e conhece Flora Giordano com quem se casa, permanecendo até os dias atuais, tendo 3 filhos. Junto com o cantor jamaicano Jimmy Cliff, Gil realizam vários shows juntos e lança um compacto com uma versão do sucesso de Bob Marley: "Não Chores Mais (No Woman, No Cry)" e passa a divulgar o reggae pelo país.

Em 1981, Gil se une a Caetano Veloso e Maria Bethânia como convidados de João Gilberto na gravação do disco Brasil. No ano seguinte lança seu novo Um Banda Um, um de seus melhores trabalhos que traziam alguns de seus grandes sucessos como "Metáfora", "Esotérico", "Drão" e "Andar Com Fé". Em 1982 cria a Gegê Produções Artísticas, sob a atual direção de Flora Gil, para administrar sua carreira e realização de projetos artístico-culturais.

Em 1985 é um dos artistas convidados para cantar no Festival Rock In Rio, no Rio de Janeiro e realiza diversos shows comemorando seus 20 anos de carreira. Além de gravar trilhas sonoras para diversos filmes, realiza diversos shows em vários países, inclusive o Japão onde lança seu novo disco Em Concerto ao vivo com destaque para a música "Soy Loco Por Ti America" em parceria com J. C. Capinam.

Entra pela primeira vez na política como Secretário da Cultura de Salvador em 1987 e no ano seguinte filia-se ao PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) para se lançar como candidato a prefeito da capital baiana, mas acaba tornando-se vereador, deixar de realizar seus shows e cria a Fundação Ondazul voltada para a causa ambientalista.

Em 1990, falece seu filho Pedro Gil, baterista da banda Egotrip, em acidente de carro. No ano seguinte grava seu novo disco Parabolicamará que é lançado em 1992, ano em que comemora 50 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário