6 de nov. de 2011

Gilberto Gil, um artista internacional

Gilberto Gil - A Paz

Após turnê pela Europa e nos Estados Unidos, Gilberto Gil se une a Caetano Veloso para lançar o cd Tropicália 2 em 1993, em comemoração aos 25 anos do movimento tropicalista, com destaque para a música "Haiti". No ano seguinte grava seu cd ao vivo MTV Unplugged, muito bem recebido pelo público e crítica, recebendo meses depois, uma homenagem no Prêmio Sharp de Música.

Em 1997, grava o cd Quanta e, dos shows realizados em divulgação de seu álbum pelo Brasil e no exterior, resulta no disco Quanta Gente Veio Ver ao vivo, incluindo uma versão internacional. Na noite de 24 de fevereiro de 2000, Gilberto Gil torna-se o nono músico brasileiro a receber o Grammy, prêmio máximo da indústria fonográfica norte-americana, e seu disco é eleito o melhor álbum de world music do ano, sendo o terceiro brasileiro a ganhar nesta categoria, ao lado dos cantores Sérgio Mendes (em 1992) e Milton Nascimento (em 1998).

No ano 2002, participa do carnaval de Salvador lançando seu próprio trio e camarote chamado Expresso 2222, com Flora Gil atuando como empresária. No mesmo ano, lança o cd Kaya N'Gan Daya, gravado em inglês, e é convidado pelo presidente eleito Lula para assumir o Ministério da Cultura.

Em 2005, recebe o Prêmio Multishow de Música na categoria Música com "Vamos Fugir", sucesso de 1984 e regravada pelo grupo mineiro Skank. Em 2008, parte em turnê pelo Brasil e pelo exterior na divulgação do show Banda Larga Cordel, nome que dá ao seu novo disco e música, que lhe rende a indicação do Grammy Award na categoria Melhor Cantor/Compositor. Neste mesmo ano, deixa o cargo de Ministro da Cultura e volta a dedicar somente à sua carreira musical.

Sempre preocupado com as causas ambientais e com os direitos autorais, Gilberto Gil tem sua carreira notoriamente reconhecida no país e no mundo. Com mais de 50 discos gravados e vencedor de 8 Grammys, os últimos trabalhos foram um cd lançado em 2010 com Fé na Festa ao vivo pela sua própria gravadora Geléia Geral, selo criado por Gil em 1997, distribuído pela Universal Music, e uma música nova - "Minha Princesa Cordel" - incluída na trilha sonora da novela Cordel Encantado em 2011, exibida pela TV Globo, com participação da cantora Roberta Sá.




Nota do blog (atualização em 26/06/2012): No dia 28/05/2012, Gilberto Gil se apresentou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro para gravar ao vivo o dvd Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo, com a participação da Orquestra  Petrobrás Sinfônica, antecipando a comemoração de seus 70 anos de idade, completados nesta terça, dia 26/06/2012.

Um comentário:

tercia maia disse...

Parabéns Junior pelo blog,show!

Postar um comentário