6 de nov. de 2011

Gilberto Gil, do Tropicalismo ao exílio

Gilberto Gil - Aquele Abraço

Ainda em 1967, Gilberto Gil é convidado pela TV Excelsior de São Paulo para apresentar o programa Ensaio Geral que dura pouco tempo e, meses depois, se separa de Belina com quem tem duas filhas e passa a viver com a cantora Nana Caymmi.

O Brasil estava vivendo o período conturbado do Regime Militar instaurado em 1964. Gilberto Gil une-se a Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia, Os Mutantes, Torquato Neto, Rogério Duprat e Tom Zé para aderir ao movimento tropicalista inspirado nas influências modernistas, nas correntes artísticas e na cultura pop internacional, visando quebrar conceitos e romper com o tradicionalismo, renovando com as estéticas musicais e culturais da época. E é no ano seguinte que o movimento se auto-afirma com o lançamento do disco Tropicália ou Panis Et Circensis, contando com todos os membros do movimento.

Porém, o movimento dura um pouco mais de um ano, sendo reprimido pelas forças do Regime Militar. Gilberto Gil acaba sendo preso no final de 1968 juntamente com Caetano Veloso, sendo soltos no ano seguinte. Gil conhece Sandra Gadelha com quem se casa (e é a ela que dedica as músicas "Drão" e "Sandra") e, em julho do mesmo ano, realiza um show no Teatro Castro Alves junto com Caetano Veloso, marcando a despedida dos cantores antes de partir para o exílio em Londres, na Inglaterra. É daí que nasce uma das célebres canções de Gil antes de desembarcar para o Rio (onde compôs) e seguir para Londres: "Aquele Abraço". Esta apresentação viria a ser registrada mais tarde no disco Barra 69 - Ao Vivo na Bahia em 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário