6 de nov. de 2011

Primeiros anos de Gilberto Gil

Gilberto Gil e Os Mutantes - Domingo no Parque

Gilberto Passos Gil Moreira nasceu em Salvador, Bahia, no dia 26/06/1942, sendo filho de pai médico e mãe professora, e passou sua infância na cidade de Ituaçu, interior do estado, onde iniciou seus estudos até completar na capital baiana.

Influenciado desde menino pela bossa nova, pelo baião do cantor e compositor Luiz Gonzaga e pela música pop internacional, Gilberto Gil tem suas primeiras aulas de acordeom e logo depois aprendeu violão. No início da década de 1960 já passa a compor ao mesmo tempo que inicia o curso de Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Em 1962 tem, pela primeira vez, uma composição sua gravada em compacto - "Bem Devagar" - ao lado do conjunto vocal As Três Baianas. No ano seguinte grava seu primeiro disco pela gravadora JS Discos, um EP e um compacto onde continha um de seus primeiros sucessos "Amor de Carnaval" (anteriormente intitulada "Decisão"). Através de seu produtor Roberto Santana, Gil conhece Caetano Veloso, Maria da Graça (Gal Costa) e Maria Bethânia.

Após concluir seu curso em 1964, Gilberto Gil se casa ano seguinte e vai morar em São Paulo onde tem um emprego na Gessy Lever. Participa do espetáculo teatral "Arena Canta Bahia", de Augusto Boal e, em 1966, se destaca no programa O Fino da Bossa, apresentado pela cantora Elis Regina que consagra a música "Louvação", de Gil e Torquato Neto. Com novos amigos e parceiros musicais, Gilberto Gil passa a compor novas músicas para gravar o disco Louvação. Entre elas, destacaram ainda "Roda" e "Viramundo", regravadas posteriormente por Elis.

É neste período que o cantor passa a se interessar pelos festivais de música nacional. Gilberto Gil participa do 4º Festival da Balança, da Universidade Mackenzie, em São Paulo, com a música "Iemanjá" e logo se muda para o Rio de Janeiro onde participa do 1º Festival Internacional da Canção, promovido pela TV Rio. Porém, sua projeção nacional se dá mesmo em 1967, após o lançamento do disco Louvação, quando o cantor fica em 2º lugar no III Festival da MPB da TV Record em São Paulo, com a música "Domingo no Parque" com a participação do grupo Os Mutantes. A música traz elementos do Tropicalismo, movimento que vem a liderar juntamente com Caetano Veloso logo depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário