6 de nov. de 2011

Gilberto Gil - Se Eu Quiser Falar Com Deus


Um dos grandes clássicos do repertório de Gilberto Gil, esta música foi feita por encomenda do cantor e compositor Roberto Carlos, mas que acabou não gravando. Eis o depoimento do próprio Gil sobre a canção, extraída de seu site oficial:


"O Roberto me pediu uma canção; do que eu vou falar? Ele é tão religioso - e se eu quiser falar de Deus? E se eu quiser falar de falar com Deus?' Com esses pensamentos e inquirições feitas durante uma sesta, dei início a uma exaustiva enumeração: 'Se eu quiser falar com Deus, tenho que isso, que aquilo, que aquilo outro'. E saí. À noite voltei e organizei as frases em três estrofes. 


"O que chegou a mim como tendo sido a reação dele, Roberto Carlos, foi que ele disse que aquela não era a idéia de Deus que ele tem. 'O Deus desconhecido'. Ali, a configuração não é a de um Deus nítido, com um perfil claro, definido. A canção (mais filosofal, nesse sentido, do que religiosa) não é necessariamente sobre um Deus, mas sobre a realidade última; o vazio de Deus: o vazio-Deus."


A canção foi regravada pela cantora Elis Regina com grande sucesso, mas a canção é considerada uma de suas maiores composições e faz parte do disco de Gil - A Gente Precisa Ver o Luar - de 1981.

Nenhum comentário:

Postar um comentário