14 de ago. de 2011

Guilherme Arantes: de 1980 a 1985

Guilherme Arantes - Cheia de Charme

Guilherme Arantes sempre foi um artista que buscava novas experimentações musicais a partir das influências que ouvia e recebia. Em 1981 grava dois compactos pela nova gravadora WEA, onde vieram dois de seus grandes hits conhecidos: "Deixa Chover" e "Planeta Água" (que ficou em 2º lugar no Festival MPB-Shell da TV Globo). Também, no mesmo ano, sua música "Perdidos na Selva", escrita em parceria com Júlio Barroso, também disputou o festival com a banda Gang 90 & as Absurdettes, liderada por Júlio. Foi aí que conheceu Luíza Maria, integrante da banda, com quem viria a se casar logo depois e ter três filhos.

Além de pianista e arranjador, o compositor ainda viria a gravar jingles e peças musicais para especiais da TV (destaque para o especial infantil Pirlimpimpim com a música "Lindo Balão Azul"), filmes (destaque para "Menino do Rio", de 1981, e "Garota Dourada", de 1983 - ambos de Antônio Calmon e estrelados por André di Biasi, com as canções "Corpos de Verão" e "Era uma Vez um Verão"), bem como ter suas composições gravadas por diversos artistas como Elis Regina com "Aprendendo a Jogar" e "Só Deus É Quem Sabe", e Caetano Veloso com "Amanhã". Em 1982, volta a gravar novo LP que marca sua nova fase mais pop, com as faixas "O Melhor Vai Começar" e "Lance Legal".

De volta à Som Livre, Guilherme grava o compacto e o LP Ligação em 1983, que trazia a música "Pedacinhos", outro sucesso. Um ano depois, grava novo compacto com "No Fio da Navalha" e iria compor a música "Brincar de Viver" que se tornaria conhecida na interpretação de Maria Bethânia. Esta música entraria para o disco Despertar, lançado em 1985. Neste novo trabalho, Guilherme Arantes se firma como cantor pop e suas músicas passam a fazer grande sucesso nas rádios a exemplo de "Cheia de Charme", "Olhos Vermelhos" e "Fã Nº 1".

Nenhum comentário:

Postar um comentário