14 de ago. de 2011

Guilherme Arantes e seus 35 Anos de Carreira

Guilherme Arantes - Cena de Cinema

O ano de 2000 marcaria uma reviravolta na vida e na carreira de Guilherme Arantes. Primeiro, ao trocar São Paulo por Salvador-BA como nova morada e, em segundo lugar, entre idas e vindas dos Estados Unidos, Guilherme Arantes resolveu por em prática um antigo sonho de gravar um disco instrumental com músicas feitas ao longo de sua carreira. O CD intitulado New Classical Piano Solos, lançado pela Sony Music, não teve grande divulgação no país, mas foi bem aceito no exterior. Foi neste mesmo ano que se apresentou no Steinway Hall, em Nova York, considerado um dos maiores centros de pianistas do mundo.

Os discos seguintes gravados ao vivo, incluindo seu dvd gravado no Teatro Mars de São Paulo em 2001, foram uma resposta ao novo momento enfrentado pela pirataria e da música digital que vem comprometendo as vendagens do mercado brasileiro.

Nos anos seguintes, resolve por em prática outros projetos e realizações de sua vida pessoal e profissional, entre eles a sua gravadora Coaxo de Sapo para lançamento de seus novos álbuns, e sua preocupação com ação social ao criar o Instituto Planeta Água em 2002, organização não-governamental localizada na cidade de Camaçari-BA.

Volta em 2003 para a Som Livre onde grava Aprendiz. Após isso, resolve dar um tempo nas gravações, mas continuando a realizar shows pelo país. Passa a se dedicar mais à sua família e aos projetos sociais, retornando aos estúdios somente em 2007 ao gravar seu novo e último disco de inéditas (Lótus), após sua apresentação no Live Earth Rio.

Atualmente, Guilherme está completando 35 anos de carreira que abrange cerca de 25 discos gravados, mais de 25 canções em trilhas de novelas, e realizando novos shows pelo Brasil. Uma homenagem foi feita neste ano por seu filho Pedro Arantes ao idealizar e produzir um CD reunindo músicos e bandas de rock baianos para cantar sucessos de dois álbuns do compositor (A Cara e a Coragem, de 1978, e Coração Paulista, de 1980). A vida passa, mas suas canções continuam na memória de muitos fãs e admiradores de seu trabalho.

Nota do blog (atualização em 17/08/2013): Em 2013, Guilherme Arantes lança seu mais novo cd de inéditas intitulado Condição Humana, contando com participação de alguns cantores da nova mpb como Tulipa Ruiz, Mariana Aydar, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário