7 de set. de 2009

Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira

Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira (Moraes/Pepeu)


Quem desce do morro
Não morre no asfalto
Lá vem o Brasil descendo a ladeira
Na bola, no samba, na sola, no salto
Lá vem o Brasil descendo a ladeira
Na sua escola é a passista primeira
Lá vem o Brasil descendo a ladeira
No equilíbrio da lata não é brincadeira
Lá vem o Brasil descendo a ladeira

E toda cidade que andava quieta
Naquela madruga acordou mais cedo
Arriscando um verso, gritou o poeta
Respondeu o povo num samba sem medo
Enquanto a mulata em pleno movimento
Com tanta cadência descia a ladeira
A todos mostrava naquele momento
A força que tem a mulher brasileira
********************************************

Moraes Moreira, durante o show de seu cd MTV Acústico (1995), contou duas histórias sobre uma de suas grandes influências. Após cantar "Acabou Chorare", o cantor falou para seu público:

"É impossível cantar essa música sem se lembrar de João Gilberto e sua presença na minha vida e na vida dos Novos Baianos. Quando ele veio para nosso apartamento em Botafogo, chegou à meia-noite. Ele começou a cantar com a gente e saiu às oito da manhã, depois de um almoço maravilhoso. Ele voltou no dia seguinte, à meia-noite, e cantou durante toda a noite".


E prosseguiu sua apresentação, cantando "Mistério do Planeta". Mais adiante, outra pausa antes de cantar "Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira", novamente Moraes fala para o público:

"Outra vez João Gilberto está presente em minha vida. Estávamos no Rio de Janeiro na madrugada. - João adora a noite, não é? - E em uma dessas maravilhosas montanhas do Rio, João viu uma mulata descendo pela manhã com a energia cheia, com pleno funcionamento, prontos para a vida . Ele olhou e disse: 'Olha lá, olha para o Brasil descendo a ladeira' ".

E assim surgiu a inspiração para Moraes compor um de seus grandes sucessos que levaria o nome de seu quarto disco de sua carreira solo - Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira - em 1979, que também teve como destaque os sucessos "Chão da Praça", "Eu Sou o Carnaval" (também regravada pelo Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar) e "Assim Pintou Moçambique".

Nenhum comentário:

Postar um comentário