6 de set. de 2009

Moraes Moreira e o Início da Carreira

Capa do disco É Ferro na Boneca (1970)

Novos Baianos - É Ferro na Boneca

Antônio Carlos Moreira Pires, nome verdadeiro do cantor, compositor e músico nascido na cidade de Ituaçu, na Bahia, começou como sanfoneiro tocando em bailes nas festas juninas em sua cidade. Na Universidade Federal da Bahia, conheceu Tom Zé que lhe deu aulas de violão e lhe apresentou a outro amigo: Luiz Galvão. Mais tarde conheceu Baby Consuelo (de passagem por Salvador) e Paulinho Boca de Cantor. Juntos formariam o futuro grupo Novos Baianos e convidariam o guitarrista Pepeu Gomes, que entraria em definitivo, completando sua formação. Para acompanhar o grupo, chamaram o baterista Jorginho Gomes (irmão de Pepeu), o baixista Dadi e o percussionista Baxinho.

Após sua formação, os Novos Baianos se inscreveram no Festival Internacional da Canção, da TV Record, em 1969 (o nome saiu de improviso antes da apresentação da música "De Vera"). De contrato com a RGE, lançam seu primeiro compacto com a música apresentada no festival e, no ano seguinte, lançam seu primeiro disco É Ferro na Boneca, trazendo composições do compacto ("De Vera" e "Colégio de Aplicação") e novas músicas. Em 1971, recebem a visita de João Gilberto que viria a influenciar o grupo para o lançamento do segundo disco Acabou Chorare, considerado por diversos críticos musicais como um dos melhores discos da música brasileira, lançado pela Som Livre, em 1972, que teve como destaque os sucessos "Brasil Pandeiro" (samba de Assis Valente), "Acabou Chorare", "A Menina Dança", "Besta é Tu" e "Preta Pretinha". Ainda lançou outro disco de sucesso - Novos Baianos Futebol Clube - em 1973, pela Continental, mesclando vários ritmos como samba, baião, choro e frevo.

Após desligar-se do grupo em 1975 onde participou de cinco discos, Moraes Moreira parte para a carreira solo bem sucedida na mpb e contribuindo também com o carnaval baiano ao compor sucessos para o Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar, vindo a ser considerado como o primeiro cantor de trio elétrico e renovador da música baiana, misturando o ritmo dos trios elétricos com o afoxé dos blocos afros, destacando pelos sucessos "Pombo Correio", "Festa do Interior", "Vassourinha Elétrica", entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário