8 de out. de 2009

80 Anos de Paulinho Nogueira



Paulinho Nogueira - Menina


Considerado um dos grandes violonistas do Brasil, Paulo Arthur Mendes Pupo Nogueira nasceu na cidade de Campinas, São Paulo, no dia 08 de outubro de 1929 e sua paixão pela música e pela arte se deu ainda na infância.

Seu primeiro disco viria a ser gravado em 1959 com A Voz do Violão. Daí começa o início de sua carreira como cantor, compositor e violonista, embora também fosse artista plástico. A partir de 1965 é contratado pela TV Record para atuar no programa O Fino da Bossa, ficando até 1967, onde viria a emplacar um de seus grandes sucessos "Menino Desce Daí", composta em 1962, além de ter participado nos festivais de música da emissora.

Em 1969 ganha um prêmio concedido pelo jornal "Folha de São Paulo" como Melhor Músico quando lançou um instrumento de 12 cordas que denominou de craviola. O maior reconhecimento viria no ano seguinte ao compor a música "Menina" do disco Paulinho Nogueira Canta Suas Composições que viria a alcançar o primeiro lugar nas paradas de sucesso, batendo recordes de vendagem e execução. Foi professor de Toquinho que viria a ser conhecido tempos depois como cantor, violonista e um dos parceiros de Vinicius de Moraes.

Em 1977, ano do título do Corinthians pela conquista do Campeonato Paulista após um jejum de 23 anos, Paulinho compõe uma de suas famosas músicas em homenagem à sua conquista: "O Preto e o Branco". Convidado por Chico Buarque, Paulinho se apresenta em Cuba, no Festival Internacional de Países do Caribe, em 1979.

Em 1986, lança o disco Tons e Semitons, com composições exclusivamente instrumentais que viria acompanhado de um álbum com partituras de suas músicas. Em 1990, lançou o vídeo Violão em Harmonia, com o objetivo de ensinar a variedade de recursos do violão. De sua carreira, ainda destaca-se pelos sucessos "Moça da Chuva" (com participação de Rita Moreira), "Quando o Menino Crescer", "Contracanto", "Bachianinha n° 1", "Bachianinha n° 2", "Violão Chamando", entre outros. Faleceu em 2003, em São Paulo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário