4 de out. de 2009

Rita Lee na década de 1970


Rita Lee - Mania de Você


Após deixar a banda Os Mutantes, juntou-se com sua amiga Lúcia Turnbull para formar o conjunto As Cilibrinas do Éden que durou pouco tempo, mas que seria um pré-início da formação do Tutti-Frutti. Antes, Rita havia se casado com Arnaldo Baptista, com quem viria a se divorciar em 1977.

Em 1975, conseguem contrato com a gravadora Som Livre para gravar Fruto Proibido de onde sairam os sucessos "Dançar Pra Não Dançar", "Esse Tal de Roque Enrow", "Agora Só Falta Você" e a balada "Ovelha Negra", passando a ser considerado pela revista Rolling Stone Brasil como o 16° melhor disco brasileiro de todos os tempos e dando fama nacional à cantora. Durante a gravação deste disco, Lúcia saiu da banda.

Em 1976, Rita conhece Roberto de Carvalho que viria a ser seu marido e parceiro musical até os dias atuais. Em 1977, grávida pela primeira vez de seu filho Beto Lee, a cantora foi presa por porte e uso de maconha. Abalada e sem dinheiro, compôs com Paulo Coelho (que já havia composto algumas faixas antes) a polêmica música "Arrombou a Festa". O compacto com essa faixa bateu recordes de venda do pop brasileiro com 200 mil cópias vendidas. Livre da prisão domiciliar, Rita sai em turnê com Gilberto Gil de onde registro sairia no disco Refestança, mas, segundo a própria cantora, resgatou apenas 30% da atmosfera do show.

Depois do terceiro disco Babilônia, em 1978, os integrantes do Tutti-Frutti se desentenderam. Rita reformulou a banda e colocou na estrada o show Rita Lee & Cães e Gatos, nome dado devido às brigas da banda durante os ensaios. Esse show deu origem a um dos primeiros álbuns piratas do Brasil, tornando-se hoje um artigo de colecionador.

Em 1979, ao lado de Roberto de Carvalho, Rita lançou o disco que pode ser considerado um marco em sua carreira. Misturou sua parte roqueira com a porção bossa nova, no que depois vieram a chamar de "bossa'n roll". O disco Rita Lee destacou-se pelos sucessos "Chega Mais", "Doce Vampiro", "Mania de Você" e a segunda versão da música composta com Paulo Coelho: "Arrombou a Festa II". No ano seguinte, lança outro disco homônimo onde a música "Lança Perfume" seria sucesso absoluto em todo o Brasil e ficou por mais de um mês em primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos e da Europa.


Um comentário:

Anônimo disse...

Caraca,esse é o meu presente de anivesário atrasado?(eu mereço)
De Marisa Monte até Rita Lee,simplismente maravilhoso!Abração.
Saúde,J.R.!!!!!!!!!

Postar um comentário