26 de mai. de 2011

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 65

O Início dos Festivais de Música Popular

Antes de tudo, é necessário lembrar aos leitores sobre a televisão e sua importância, além dos avanços que ocorreram após sua introdução no Brasil. Sendo um aparelho que utiliza-se de um sistema de áudio e imagens reproduzido instantaneamente, foi criado na década de 1920 e teve início de sua popularidade a partir da década de 1950 com a Copa do Mundo no Brasil. Aqui no país, a televisão foi trazida pelo educador Assis Chateaubriand e que, logo depois, viria a se tornar um dos mais importantes meios de comunicação responsáveis pela divulgação da nossa cultura popular ao lado do rádio.

Esta introdução sobre a TV serve de paradigma para mostrar como este meio ajudou na divulgação da música brasileira no país, desde a invenção do rádio no início do século passado. Com a popularização da televisão no Brasil na década de 1960, a música iria influenciar várias gerações através dos chamados festivais de música brasileira organizados pelas emissoras de tv que se expandiam em todo o país, principalmente a Record, Excelsior e Globo, onde os artistas competiam interpretando canções próprias ou de seus representados.

Cabe salientar que estes festivais tiveram sua consagração dada ao período que o país enfrentava na época com a Ditadura Militar, instalada em 1964. Daí que muitas composições tiveram alto apelo de cunho social e político para demonstrar indignação com as censuras e restrição à liberdade de expressão que viriam após a instalação do regime. Não buscarei traçar uma linha temporal dos fatos que levaram ao Golpe Militar, mas sim, dos festivais que marcaram o Brasil e que ajudaram a divulgar grandes nomes, hoje consagrados na música popular brasileira.

Por esta observação exposta aqui, irei tratar da história da música envolvendo os festivais da música mais importantes que tivemos, seus representantes e as músicas que ficaram marcadas na memória de todos os brasileiros que presenciaram as apresentações pela TV. Semana que vem, irei detalhar sobre cada um deles. Até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário