11 de dez. de 2012

Blog Sintonia Em Off

A partir de hoje, o blog Sintonia entra de férias por 3 meses, para ajustes, atualizações e manutenção do mesmo, bem como o próprio autor (sim, eu mesmo!) estará ausente durante este período.

Informo também que a seção "Coletâneas" deixará de existir no blog para evitar problemas futuros envolvendo violação de direitos autorais, já que boa parte dos links (e até minhas contas) vinham sendo banidas pelos sites de hospedagem.

Aproveitem para conhecer melhor um pouco sobre tudo que foi postado aqui e espero estar contribuindo para a divulgação da cultura musical para todos que gostam da boa música, seja nacional ou internacional, independente dos gostos.

A todos, aproveito pra desejar antecipadamente um Feliz Natal e próspero Ano Novo cheio de coisas boas, tanto na vida pessoal como profissional. Agradeço também a todos que passaram por aqui e que continuam prestigiando o blog.

Até o retorno, se Deus quiser!
Junior Silva.

9 de dez. de 2012

Sintonia::: Especial Pet Shop Boys



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos dos Pet Shop Boys.

Pet Shop Boys, hoje

Pet Shop Boys - Love etc.

Os Pet Shop Boys foram vencedores de várias premiações na música e tendo vendido mais de 100 milhões de discos em mais de 30 anos de carreira, além de figurarem entre os maiores recordistas do Guinness como o duo de maior sucesso da música britânica.

Com 11 discos gravados, incluindo seu mais novo trabalho Elysium lançado em setembro deste ano de 2012, gravado em Los Angeles, nos Estados Unidos. O disco, que tem a produção de Neil Tennant, Chris Lowe e Andrew Dawson, já está com dois singles nas paradas de sucesso: "Winner" (que foi um dos temas das Olimpíadas de Londres) e "Leaving".

Pet Shop Boys e a consagração

Pet Shop Boys - Se a Vida É (That's the Way Life Is)

Buscando inovar no conceito da música eletrônica, Neil e Chris se consolidaram como os astros do synthpop e caíram no gosto do público a partir do segundo disco Actually, de 1987, que entrou na lista dos melhores discos da música pop da década de 1980, graças ao sucesso dos hits "It's a Sin" e "What Have I Done to Deserve This?" (com participação de Dusty Springfield). 

A partir daí, tornam-se responsáveis pela ascensão da música eletrônica, apresentando boas letras e ótimos arranjos. Prova disso veio com o álbum seguinte Introspective que vendeu mais de 4 milhões de cópias em todo o mundo, com destaque para as faixas "Domino Dancing""Left to My Own Devices" e a regravação de "Always On My Mind", sucesso na voz de Elvis Presley. Com o quarto disco Behaviour, de 1990, marca uma mudança no estilo dos Pet Shop Boys, diferente dos trabalhos anteriores. No ano seguinte sai a primeira coletânea oficial intitulada Discography: The Complete Singles Collection.

Ainda na década de 1990, os Pet Shop Boys ainda gravaram mais três discos: Very (1993, com destaque para a regravação "Go West", do Village People), Bilingual (1996) e Nightlife (1999), além de realizar shows em vários países, incluindo o Brasil.


O início dos Pet Shop Boys

Pet Shop Boys - West End Girls

Neil Tennant nasceu em North Shields em 1954, na Inglaterra, e foi estudar História em Londres. Apaixonado por ilustrações e jornalismo, chegou a trabalhar por três anos na primeira metade da década de 1980.

Também adorava música e tinha um sintetizador e, em 1981, ao entrar numa loja de música na King's Road, Chelsea, Neil precisava de um plugue para ligar seu equipamento. Quando o inglês Chris Lowe, que nasceu em Blackpool em 1959 e estudava arquitetura em Liverpool, chegou por acaso e ambos se conheceram e passaram a conversar sobre sintetizadores. Deste acaso, a dupla passaria a se tornar amigos e a compor músicas, trilhando para o caminho do sucesso.

Quando Neil e Chris foram para Nova York nos Estados Unidos para gravar suas músicas, os produtores perguntaram aos dois se já tinham algum nome para a dupla. Como não tinham, responderam "Pet Shop Boys", devido ao fato deles terem amigos que trabalhavam em um pet shop em Londres e era conhecidos dessa forma. E nasce o primeiro disco Please, que sai em 1986 com o primeiro sucesso conhecido "West End Girls", e a um dos maiores nomes da música pop internacional.


Pet Shop Boys - Miracles


Neste clipe oficial, o duo britânico Pet Shop Boys canta "Miracles", single que faz parte da coletânea PopArt, de 2003. Destaque para os belíssimos efeitos especiais contidos neste clipe.

Homenageado do Dia: Pet Shop Boys


Pet Shop Boys - Being Boring

Um dos maiores nomes da música pop, responsável por vários hits que emplacaram as rádios e pistas de todo o mundo e com mais de 30 anos de carreira, a dupla britânica Pet Shop Boys é a Homenageada do Dia deste domingo.

7 de dez. de 2012

Momento Flashback: Belinda Carlisle


Berlinda Carlisle - Heaven Is a Place On Earth

Belinda Carlisle (nascida Belinda Kerzcheski, em Los Angeles, Califórnia, 16 de Agosto de 1958) é uma cantora estadunidense e ex-integrante da banda de new wave oitentista The Go-Go's. Em carreira solo teve grande promeniência lançando clássicos da música pop como "Mad About You", "Heaven Is a Place On Earth" e "Circle in the Sand", assim como outros grandes sucessos. Em sua carreira solo vendeu mais de 7 milhões de álbuns e singles.

Filha de Howard e Joanne Carlisle a cantora é a primeira dos sete filhos do casal, três irmãos e três irmãs. Belinda foi criada em Thousand Oaks, California, foi líder de torcida e aos 19 anos de idade tinha o sonho de se tornar uma grande estrela.

Antes de ingressar na banda Belinda Carlisle integrou uma banda de punk chamada The Germs. Com a sua saída da banda Belinda co-fundou as The Go-Go's (antes chamada de The Misfits), com suas amigas e também musicistas Margot Olaverria, Elissa Bello e Jane Wiedlin. Olaverria e Bello incluíram no grupo Charlotte Caffey, que no futuro viria a trabalhar na carreira solo de Belinda, Kathy Valentine e Gina Shock.As Go-Go's tornaram-se uma das bandas femininas de maior sucesso da década de 1980 e de todos os tempos e uma das primeiras a serem totalmente formada por apenas garotas e estas empresariarem a própria carreira, logo, as integrantes assinaram contrato com a gravadora I.R.S. Records e lançaram o single "We Got the Beat", o qual tornou-se um hino da geração oitentista e despontou nas paradas norte-americanas. O grande sucesso do single gerou o álbum Beauty and the Beat, que rapidamente atingiu a primeira posição da parada de álbuns Billboard 200 e foi aclamado pela crítica e entrou na lista dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos da conceituada revista de música Rolling Stone, outro grande do sucesso do álbum foi a faixa "Our Lips Are Sealed"

Logo após surgiram os álbuns Vacation em 1982, o qual emplacou a faixa-título, e o último disco da banda nos anos 80 Talk Show, lançado em 1984 e que emplacou a faixa "Head Over Heels", por fim a banda dissolveu-se para seguir em projetos solos voltando somente em 2001 com o controverso álbum God Blessed The Go-Go's, o qual trazia as integrantes da banda vestidas como imagens santificadas na capa, o que causou a ira dos religiosos e o descontentamento da crítica e de muitos fãs resultando no fracasso crítico e comercial do disco.

Após o término das Go-Go's, em 1985, Belinda Carlisle seguiu em carreira solo trabalhando em parceria com a colega de banda Charlotte Caffey.

Seu primeiro álbum solo saiu em 1986 pela mesma gravadora de sua antiga banda, a I.R.S. Records. O auto-intulado Belinda emplacou o hit de verão "Mad About You", que ficou em 1º lugar na parada de singles do Canadá e em 3º na parada norte-americana Billboard Hot 100 e também foi Top 10 no chart da Austrália, logo o álbum ganhou certificado ouro nos Estados Unidos pela venda de mais 500 mil cópias e também ganhou o certificado de Platina no Canadá. As músicas deste álbum foram executadas exaustivamente em inúmeras trilhas sonoras de filmes como do longa Burglar com Whoopi Goldberg, e Mannequin.

No ano seguinte, Belinda mudou seu visual e se viu influenciada pelo pop dos anos 60 o que inspirou seu segundo álbum solo Heaven on Earth, lançado em Outubro de 1987. O disco foi um grande sucesso e ganhou certificados de Platina nos EUA, Reino Unido e Austrália, o primeiro single "Heaven Is a Place On Earth" tournou-se um hit mundial e emplacou nas primeiras posições dos charts norte-americano e britânico e recebeu uma indicação ao Grammy por Melhor Peformance Vocal Pop Feminina e tornou-se a sua canção assinatura, assim sendo executada incessantemente em filmes e regravadas por inúmeros artistas transformando-se assim e um clássico da música contemporânea. Outros singles de sucesso do álbum foram as faixas "I Get Weak", que fez parte da trilha sonora internacional da telenovela brasileira Vale Tudo em 1988 e "Circle in the Sand", a qual se tornou um grande sucesso nas paradas britânicas, as faixas "I Feel Free", cover da banda Cream, "World Without You" e "Love Never Dies" também foram lançadas como singles. O vídeo da faixa "Heaven Is a Place On Earth" foi dirigido pela atriz ganhadora do Oscar Diane Keaton.
---------------------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia

6 de dez. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 121

Fernanda Porto e DJ Patife - Sambassim

No início dos anos 90, o jungle surgia nos clubes dos guetos londrinos, inspirado na cultura jamaicana. O ritmo surgiu com a evolução do hardcore e do breakbeat, o som resultava num reggae, com batidas de hip hop e timbres eletrônicos rápidos. Acontece que no final de 1993 os clubes e festas onde tocava jungle começaram a ganhar uma imagem muito negativa por causa do crack, logo o nome foi alterado para drum'n'bass, e ganhou novos horizontes expandindo assim a sua cena saindo do gueto em direção a cidade.

O drum'n'bass tem cerca de 160 batidas por minuto, o seu som é todo quebrado e rápido. No Brasil, a vertente ganhou simpatia muito rapidamente, talvez pela batida e pela levada rápida influenciada pelo hip hop. Marky é um dos grandes DJs brasileiros de drum'n'bass, ele ganhou a cena internacional antes mesmo de ganhar fãs no Brasil. Hoje em dia o drum'n'bass faz sucesso com a mistura da nossa MPB com as batida eletrônicas, como a remixagem de "Sambassim" da cantora Fernanda Porto.

O drum'n'bass, mesmo sendo uma das grandes vertentes de sucesso no Brasil, ainda sofre muito preconceito. Há quem diga que o som é feito só para as pessoas da periferia, ou, com outras palavras, os "cibermanos", que são aquelas pessoas que gostam de drum'n'bass e que moram em regiões mais pobres. Mais uma vez podemos explicar essa preferência pelo fato do drum'n'bass estar intimamente ligado com as batidas do hip hop.
----------------------------------------------------------------
Fonte: Web-Site da Pepsi

5 de dez. de 2012

Sobre Roberta Campos

Roberta Campos - Varrendo a Lua

Roberta Campos começou a sua carreira da mesma forma que muitos novos artistas o fazem hoje: postando vídeos no You Tube de composições próprias e de versões de outros autores nacionais. Foi assim que chamou a atenção de gente como Marcelo Camelo, Paulinho Moska e Leoni. E o hype só cresceu. Em 2010, com o lançamento de Varrendo a Lua, o seu segundo disco que trazia 10 músicas selecionadas de um repertório autoral de mais de 100 composições, ela apresentou com toda força a música que fazia: melódica, sincera, emocional, sem a necessidade de qualquer virtuose forjada que enaltecesse sentidos que afastam a canção do seu mote inicial de criação.

A impressão continua forte - e só cresce - quando tocamos a primeira faixa (-título) e também primeiro single do novo álbum da cantora, Diário de um Dia: “Deita do meu lado/Passo o feriado/Todo com você”. Com produção de Rafael Ramos, Roberta conta no novo álbum com um time de músicos-ícones da MPB como o nada convencional Marcos Suzano (percussão), Dunga (baixo), Davi Moraes (guitarras) e Humberto Barros (teclados), além dos vibrantes arranjos de cordas do mestre Licoln Olivetti. O resultado é vivo, ao mesmo tempo pulsante e delicado, um tipo de som raro em discos nacionais recentes, que privilegiaram por tempo demais o lo-fi e o eletrônico.

Se no álbum anterior, Roberta conquistou um dueto com Nando Reis com a beleza melódica, simples e arrepiante de “De Janeiro a Janeiro”, a lista de novos parceiros cresce de forma impressionante no novo álbum. Paulinho Moska compôs o presente “Meu Nome é Saudade de Você”, após observar o primeiro e doloroso rompimento de namoro do seu filho adolescente, e ainda colabora com delicados violões e vocais na música. Moska também contribui nos violões de “Sete Dias”, composição de Roberta Campos com Danilo Oliveira e trilha da novela Amor Eterno Amor, da Rede Globo.

Zélia Duncan compôs com Leoni a celebração de vida chamada “Quem Nos Dera” e Roberta reclama a música para si, como sempre em suas versões, e cai na estrada, vento no rosto: “Fantasia/Me visto, invento o bloco na avenida/Meu dia é hoje, a vida é todo dia/Num calendário de alegrias”. “Carne da Boca”, parceria de Frejat com Guto Goffi e Mauro Santa Cecília, revela, por sua vez, uma cantora voraz pontuada pelo lap steel e pelo mandolim de Christiaan Oyens. O músico aparece novamente com o seu slide marcante na levada blues da potente “E Eu Fico”, uma das poucas composições de Roberta anteriores ao disco Varrendo a Lua.

De uma forma geral, Diário de um Dia foi criado no período em que a cantora estava na turnê do seu trabalho anterior, o que revela um notável amadurecimento nas suas composições. “A Sua Volta” transmite uma delicadeza contida ímpar, apoiada pelo uso de poucos instrumentos (percussão, baixo e teclados apenas). “Rio Sem Água” é grandiosa e identifica logo a evolução do refinamento pop de Roberta em suas composições. Também traz o Mellotron, um instrumento ainda pouco usado em álbuns nacionais e que está presente em diversas faixas do disco. Inclusive na bela “Pedaço do Céu”, um lembrete das origens mineiras de Roberta e do quanto o Clube da Esquina foi importante na sua formação musical.

Em tempos em que truques de estúdio podem ser valorizados acima da capacidade de criar grandes canções antes mesmo de qualquer produção, Roberta Campos faz parte de um pequeno grupo de cantoras e compositoras cujo propósito lírico é a comunicação da emoção. Se não a mais nobre, ao menos a mais universal das causas. Talvez por isso mesmo, Diário de um Dia conquiste qualquer um que lhe dedique alguns minutos no aconchego a que convida.
----------------------------------------------------------------
Fonte: My Space. Texto de Fábio Silveira. Maio de 2012.

Roberta Campos e Nando Reis - De Janeiro a Janeiro


Clipe do novo sucesso de Roberta Campos que conta com a participação especial de Nando Reis.

REVELAÇÃO MPB: Roberta Campos


Roberta Campos - Meu Nome É Saudade de Você

Cantora e compositora vinda de Minas Gerais, Roberta Campos é a Revelação MPB que trago hoje aqui no blog Sintonia.

2 de dez. de 2012

Sintonia::: Especial Fagner



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e sucessos de Fagner.

Fagner e seus últimos trabalhos

Fagner - Borbulhas de Amor

O primeiro álbum da década, Pedras Que Cantam, de 1991, teve como primeira canção de trabalho "Borbulhas de Amor", que tornou-se imediatamente sucesso nacional. O disco recebeu disco de platina tripla por vender 750 mil exemplares, e as canções "Borbulhas de Amor", "Pedras Que Cantam" e "Cabecinha no Ombro" (com participação de Roberta Miranda) ficaram durante oito meses nos primeiros lugares nas rádios do Brasil. Fagner passou dois anos sem lançar um disco novo. Foram vinte meses de preparo até que o disco Demais fosse lançado em maio de 1993. O disco revive os principais temas da Bossa Nova, com versões de canções de Vinicius de Moraes, Tom Jobim e Dorival Caymmi.

No ano seguinte lançou o disco Caboclo Sonhador, desta vez com clássicos do forró, com versões de canções de Dominguinhos, Luiz Gonzaga e vários outros. O disco não possui nenhuma canção de sua autoria. Em 1995 fixou moradia em Fortaleza, e lançou mais um álbum: Retratos. O álbum recuperou canções do fim dos anos 1970, ainda não gravadas por Fagner.

O vigésimo álbum de sua carreira foi lançado em 1996 com o título de Pecado Verde. neste mesmo ano, Fagner completava 23 anos de carreira artística. O último disco da década de 1990 foi Terral, que não possuía nenhuma canção de sua autoria.

Em 2001, gravou o álbum que tem o título apenas de Fagner. Tem canções em parceria com Zeca Baleiro, Fausto Nilo, Abel Silva e Cazuza. A parceria de Fagner e Zeca Baleiro rendeu uma série de shows pelo Brasil. Em 2004, pela Indie Records, Fagner lançou o álbum Donos do Brasil. O penúltimo disco lançado por Fagner foi Fortaleza, em 2007. Posteriormente lançou Uma Canção no Rádio em 2009.
--------------------------------------------------------------------
Extraído do site Wikipédia.

Fagner e sua popularidade na década de 1980

Fagner - Amor Escondido

Em 1979, Fagner lança o disco Beleza que trouxe um dos grandes hits de sua carreira - "Noturno" - e parte para uma turnê em vários estados e, ao se apresentar no Rio de Janeiro, realizou um grande show no Teatro João Caetano. Ainda no mesmo ano, venceu o Festival da TV Tupi, interpretando a música "Quem Me Levará Sou Eu", de Dominguinhos.

A década de 1980 veio a consolidar o seu trabalho, a começar pelos LPs Eternas Ondas (de 1980) e Traduzir-Se (de 1981), destacando a faixa-título inspirada no poema homônimo de Ferreira Gullar, além de outros poemas que também foram musicados pelo cantor.

Em 1985, Fagner participou do 12º Festival Mundial da Juventude, em Moscou, na Rússia. Na volta, grava o disco Lua do Leblon, lançado no ano seguinte que teve boas vendagens. O sucesso maior veio em 1987 com o LP Romance no Deserto que vendeu mais de 1 milhão de cópias e colocou Fagner como um dos artistas mais populares da música brasileira. Deste disco, destaca-se a composição de Michael Sullivan e Paulo Massadas que foi uma das músicas mais executadas em todo o país: "Deslizes".

Ao lançar O Quinze, seu 15º disco de sua carreira em 1989, Fagner ganhou o Prêmio Sharp de Música, na categoria Melhor Álbum do Ano e trouxe dois grandes sucessos: "Retrovisor" e "Amor Escondido", além da participação de Chico Buarque na faixa "Joana Francesa".

O início da carreira de Fagner

Fagner - Noturno

Cearense de Orós, aos 5 anos ganhou um concurso infantil na rádio local. Na adolescência formou grupos musicais vocais e instrumentais e começou a compor suas próprias músicas.

Venceu em 1968 o IV Festival de Música Popular do Ceará com a música "Nada Sou", parceria sua e de Marcus Francisco. Tornou-se popular no estado e juntou-se a outros compositores cearenses como Belchior, Rodger Rogério, Ednardo e Ricardo Bezerra.

Mudou-se para Brasília em 1971, classificando-se em primeiro lugar no Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com "Mucuripe" (com Belchior). Ainda em 71 foi para o Rio de Janeiro, onde Elis Regina gravou "Mucuripe", que se tornou o primeiro sucesso de Fagner como compositor e também como cantor, pois gravou a mesma música em um compacto da série Disco de Bolso, que tinha, do outro lado, Caetano Veloso interpretando "Asa Branca".

O primeiro LP, Manera, Fru-Fru, Manera, veio em 1973 pela Philips, incluindo "Canteiros", um de seus maiores sucessos, música sobre poesia de Cecília Meireles. Mais tarde fez a trilha sonora do filme "Joana, a Francesa", que o levou à França, onde teve aulas de violão flamenco e canto.

De volta ao Brasil, lança outros LPs na segunda metade dos anos 70, combinando um repertório romântico a partir de Raimundo Fagner, de 1976, com a linha nordestina de seu trabalho. Ao mesmo tempo grava músicas de sambistas, como "Sinal Fechado", de Paulinho da Viola.
---------------------------------------------------------
Extraído do site Clique Music.

Fagner - Mucuripe


Apresentação ao vivo de Fagner onde canta a música "Mucuripe", composta por ele e Belchior.

Homenageado do Dia: Fagner


Fagner - Canteiros

Um dos grandes cantores e compositores brasileiros, o cearense Raimundo Fagner Cândido Lopes possui uma carreira marcada por grandes sucessos que se tornaram inesquecíveis. Caros leitores do blog Sintonia, vamos conhecer um pouco da vida e da carreira de Fagner que é o Homenageado do Dia deste domingo.

30 de nov. de 2012

Momento Flashback: Company B


Company B - Fascinated!

Trio pop dance feminino criado em 1986 pelo DJ e produtor cubano Ishi Ledesma (ex-integrante das bandas Foxy e Oxo, sucesso nos anos 70 e 80), tendo na sua formação: Lori L. (Ledesma), Charlotte McKinnon (substituída depois por Lezlee Livrano) e Susan (Gonzalez) Johnson.

O primeiro single "Fascinated" foi lançado no mesmo ano e logo se tornou um sucesso nas pistas de dança, fazendo decolar a carreira das meninas que logo vieram a ser conhecidas em todo o mundo. A música foi incluída no LP lançado pela gravadora Atlantic Records que também trouxe outros hitsd como "Jam On Me" e "Full Circle". Mesmo com o sucesso inicial até a gravação do segundo disco Gotta Dance (de 1989), nova mudança ocorreu na formação do trio com a saída de Susan Johnson e Lezlee Livrano, sendo substituídas por Sheena B. e Donna Huntley.

Apesar das mudanças, Company B se desfez em 1990 e só retornou oficialmente em 2006 com Charlotte McKinnon, Susan Johnson e Rachel Leslie, como nova integrante do trio, após uma apresentação no Festival 'Freestyle Explosion' em Miami, considerado o maior evento de Dance/House do mundo. Em 2009, lançaram um novo single "Boy Soldier" e, atualmente, estão realizando turnê em vários países, já projetando novo trabalho que deve sair em breve.

29 de nov. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 120

The Prodigy - You'll Be Under My Wheels

Breakbeat


O estilo caracteriza-se por apresentar influências da batida quebrada do hip hop e do funk associadas às texturas da música eletrônica. Esses estilos (funk, hip hop) apresentam batidas quebradas, daí o porquê desse estilo ser chamado de break beat. Essas levadas cheias de groove são sampleadas e completadas com efeitos eletrônicos ou com outros instrumentos. O estilo tem sub-gêneros como o Big Beat, que se utiliza de batidas mais fortes e agressivas. Nomes como DJ Shadow e DJ Cam, fazem uma ponte entre o funk e o jazz dos anos 60 e 70 e a música eletrônica contemporânea, misturando as tecnologias atuais de produção musical, às levadas cruas e grooveadas desses estilos.

Outros grupos, como o Prodigy e Chemical Brothers, adeptos do Big Beat, colocam vocais sampleados em cima da batida quebrada e mais agressiva, própria dessa vertente do break beat. O break beat pode ser visto como estilo que junta uma série de gêneros distintos, que tem em comum o fato de serem quebrados (assim como o drum’n’bass) e não regulares como a batida do techno e do house.

------------------------------------------------------------------------
Fonte: Web-Site da Pepsi

28 de nov. de 2012

Sobre Maria Clara Lima

Maria Clara Lima - Menina Bonita

Com a imagem arranhada freqüentemente devido a notícias negativas que ganham destaque na mídia nacional, Rondônia tem um bom motivo para se orgulhar perante o Brasil, pelo menos no cenário artístico.

É de Porto Velho, uma das revelações do mercado fonográfico que promete se tornar uma grata revelação da música brasileira. Maria Clara Amorim Souza Lima, 16, sempre sonhou com a fama e não hesitou, quando foi convidada para seguir a carreira artística no Rio de Janeiro.

O convite partiu do consagrado compositor Carlos Colla, que visitou a capital rondoniense no ano passado para se apresentar na cidade. Depois de cinco meses, preparando – se discretamente para entrar em estúdio, a rondoniense já disse para que veio.

Sua performance pode ser conferida em vídeo no YouTube, onde interpreta música de sua própria autoria sobre o Rio Madeira. A canção Wood River sob os acordes da musa portovelhense, reforça a tese de que a Amazônia é abençoada.

“Foi muito importante o incentivo da minha família para eu tomar essa decisão”, diz a cantora, que nunca tinha saído de casa, a não ser para viagens de férias. Ela já tinha planos de morar fora, mas para estudar, a exemplo do único irmão João Lucas de 21 anos, que cursa engenharia civil em Campinas – SP.

Nunca negou, no entanto, o fascínio que tinha pelo glamour da fama. Muito bem antes de receber o convite para arriscar o sucesso na Cidade Maravilhosa, a jovem havia sido entrevistada pelo Jornal Folha Jovem de Porto Velho. “As disciplinas que eu mais gosto são inglês e matemática”, declarou na época.

A publicação lhe deu destaque na edição de dezembro de 2009, devido à sua admirável beleza, todavia a natureza não foi tão generosa com ela no quesito estatura. “Se fosse mais alta teria tentado as passarelas” admite a beldade que pode até ter deixado uma lacuna no mundo “fashion”, mas em compensação, os palcos ganharam um colírio.
-----------------------------------------------
Fonte: Rondônia Ao Vivo

Maria Clara Lima - Wood River


Clipe onde a cantora Maria Clara Lima fala um pouco de sua vida e interpreta a música "Wood River" no Teatro Nelson Rodrigues, no Conjunto Cultural da Caixa, no Rio de Janeiro.

REVELAÇÃO MPB: Maria Clara Lima

Maria Clara Lima - Violetas

Cantora que surge no norte do país como um dos novos talentos da nossa música brasileira. Maria Clara Lima é a Revelação MPB desta quarta-feira.

25 de nov. de 2012

Sintonia::: Especial - Biquíni Cavadão



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos do Biquíni Cavadão.

Novos rumos do Biquíni Cavadão


Biquíni Cavadão - Em Algum Lugar no Tempo

A partir de 2001, Biquíni Cavadão passa a contar com nova formação que dura até hoje com Bruno Gouveia, Carlos Coelho, Miguel Flores e Álvaro Birita. Participam de vários eventos e festivais, incluindo o Rock In Rio III e fazem uma homenagem ao som da década de 1980, com regravações de sucessos de vários artistas da época no álbum cover 80, com destaque para a regravação de seu próprio sucesso "Múmias", que contou com a participação especial de Renato Russo (voz incluída com recursos tecnológicos) e a banda Eu Suave.

Entre 2004 e 2005, prepara para comemorar mais de 20 anos de carreira com a gravação de um dvd e um disco ao vivo durante a apresentação do Ceará Music, em Fortaleza-CE, que reuniu seus grandes sucessos e ainda trouxe 3 gravações inéditas como "Dani", "Vou Te Levar Comigo" e "Quanto Tempo Demora um Mês".

Em 2007 volta com novo cd de inéditas ao lançar Só Quem Sonha Acordado Vê o Sol Nascer, com destaque para a faixa "Em Algum Lugar No Tempo". No ano seguinte lança seu segundo disco cover 80 Vol. 2, que saiu também em dvd. O último trabalho do Biquíni Cavadão foi lançado neste ano de 2012 com o disco Roda Gigante.

O auge do sucesso do Biquíni Cavadão

Biquíni Cavadão - Vento Ventania

O Biquíni era a banda caçula do Rock Nacional. Alçaram o estrelato com apenas 18 anos, mas dividiam histórias comuns a todos. Este poder de síntese e a capacidade de falar a língua do cidadão comum é que gerou seu quarto disco Descivilização. "Zé Ninguém" entrou nas rádios em momento delicado do país. Seu refrão acabou sendo usado nas ruas pelos estudantes que pediam a saída do presidente Collor. Outras músicas do disco tocaram, como "Impossível" e "Cai Água, Cai Barraco", mas foi "Vento Ventania" que consagrou a banda. A música foi mais a executada nas rádios em 92.

Ganharam novos prêmios, destaques e um convite para abrir o Red Hot Chili Peppers no Hollywood Rock, em janeiro do ano seguinte. Os shows seguiram intensos por todo país. Em pleno auge, mudaram-se para a Sony, lançam o quinto disco, Agora, e "Chove Chuva", um clássico de Jorge Benjor, ganhou uma nova roupagem pela banda.

De 1994 a 1998, os integrantes investiram em projetos pessoais, lançaram um livro de partituras, apostaram em estúdios de gravação, tocaram nos Estados Unidos, produziram discos de artistas, do rock ao erudito, e ingressaram pioneiramente na Internet. Com o primeiro e-mail para contato dos fãs, primeiro site oficial de uma banda, fecham acordo com a UNISYS e lançam um CD que visava, já em 1998, a inclusão digital, contendo um kit de acesso à Grande Rede e uma faixa interativa. O nome do disco não poderia ser outro: biquini.com.br.

Lançado pela BMG, "Janaína" logo se destacou como novo hit, seguido de Sabor do Sol. Coletâneas da banda também chegaram às cem mil cópias, e eles fizeram shows e apresentações em Portugal. Imersos na tecnologia, gravam o disco seguinte com transmissão de fotos diretamente do estúdio, além de incluírem um diário de todo o processo - isto quase 5 anos antes de alguém falar em blog ou fotolog. Escuta Aqui, que teve apoio da Apple trouxe mais uma faixa interativa, sucessos como "Quando Eu Te Encontrar", "Você Existe, Eu Sei" e a faixa-título. Neste ano, completaram mil shows e tiveram sua primeira baixa. Sheik saiu no fim de 2000.
------------------------------------------------
Extraído do Site Oficial da banda.

O surgimento do Biquíni Cavadão

Biquíni Cavadão - No Mundo da Lua

Em 1983, Bruno, Álvaro e Miguel, colegas de terceiro ano do Colégio São Vicente de Paulo, decidiram tocar, junto com mais alguns amigos, num sarau, uma espécie de festival de música. Com o sucesso de sua apresentação, eles decidiram fazer daquela ousadia um habito. Após muitas formações, receberam do amigo Herbert Vianna a sugestão do nome "Biquíni Cavadão". Bruno passou apenas a cantar, Miguel assumiu totalmente o teclado e Alvaro foi novamente chamado para o grupo, desta vez tocando bateria, ao invés de violão.

Após vários meses fizeram "Tédio", e esta música foi o chamariz para que Carlos Beni (ex-Kid Abelha) insistisse em gravá-los. A demo, que contou com Herbert na guitarra, foi parar na Rádio Fluminense FM , berço de várias bandas de rock nos anos 80. O sucesso da demo, os levou à Polygram para gravar um compacto no começo de 85.

Faltava um guitarrista: Carlos Coelho apareceu logo após o segundo show profissional realizado pela banda. A sua integração se deu rapidamente colaborando nas composições e gravando todos os programas de TV. Era como se ele apenas tivesse faltado no dia de tirar fotos para a capa do compacto...

No meio de 85, lançam um Mix com "Tédio" (remix) e "No Mundo da Lua", que também chega às paradas de sucesso. No final daquele ano eles gravam o primeiro LP: Cidades em Torrente. Além dos dois hits iniciais, eles ainda emplacam "Timidez", "Inseguro de Vida" e "Múmias". O disco chega a atingir a marca de 60 mil cópias vendidas em fevereiro de 86. São eleitos a revelação de 85 e excursionam por quase todo o país.
---------------------------------------
Extraído do site Whiplash.Net

Biquíni Cavadão - Ser Diferente É Normal


Neste clipe, Biquíni Cavadão grava a música da campanha Ser Diferente É Normal lançada em agosto deste ano de 2012, visando promover a inclusão social dos portadores da Síndrome de Down.

Homenageado do Dia: Biquíni Cavadão


Biquíni Cavadão - Tédio

Uma das bandas mais conhecidas do rock nacional, Biquíni Cavadão vem neste domingo como Homenageado do Dia.

23 de nov. de 2012

Momento Flashback: The Korgis


The Korgis - Everybody's Got To Learn Sometime

Banda pop britânica formada em 1978 por James Warren e Andy Cresswell-Davis que se conheceram na antiga banda de rock progressivo Stackridge, que durou entre 1969 e 1976. Gravou seu primeiro compacto com o single "Young 'n' Russian" que entrou no disco de estréia, lançado pela gravadora Rialto Records no ano seguinte.

Com o segundo disco Dumb Waiters, de 1980, a banda estréia nos primeiros lugares das paradas mundiais com o hit "Everybody's Got To Learn Sometime", composta por Warren, que chegou a ser regravado por vários artistas. A partir do terceiro disco, a banda chegou a ser denominada comercialmente como James Warren and The Korgis e grava o terceiro trabalho intitulado Sticky George em 1981. Embora tenha ficado de fora deste disco, a balada "Don't Look Back" foi lançada como single no no verão de 1982. No ano seguinte, sai a primeira compilação da banda, reunindo seus grandes sucessos.

Em seguida, os integrantes se divergem e passam a seguir caminhos diferentes, projetando novos trabalhos em carreira solo. James Warren lança seu primeiro disco solo em 1986. Em 1990, Warren e Davis voltam a se reunir para regravar "Everybody's Got to Learn Sometime" em nova versão e convidam John Baker para integrar a banda, passando a seguir com esta nova formação. A música foi incluída no novo álbum  This World's For Everyone, lançado em 1992 com sucesso na Europa e no Japão.

Nos anos que se sucederam, novas coletâneas oficiais foram lançadas, após uma nova pausa da banda em 1993 e que retornou em 2005 para gravação do primeiro dvd Kollection. Em 2006, The Korgis grava seu novo single "Something About The Beatles" após 13 anos sem nenhum trabalho inédito. Ainda hoje continua em atividade.


22 de nov. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 119

Hoje, 22 de novembro é o Dia do Músico e trago este belo poema de Ângela Lugo para celebrar esta data que tem muito a ver com o blog. Parabéns a todos os profissionais da área musical pelo seu dia.

Emoção da Música

Se todos os contrabaixos do mundo soassem
A bateria e as guitarras para todos falassem
A melodia que soa nos corações dos músicos
Viria com o som de violino de grandes clássicos

Se todos os instrumentos fizessem uma reunião
Saberiam que todo músico tem por eles admiração
Cada um no seu estilo de adaptação musical
Cada qual tocado por eles em tom especial

Ser músico precisa, com efeito, nascer com o dom
Escolher o instrumento e com ele dar o tom
Para o vocalista entrosado com eles os acompanhar
Assim, som e tom em harmonia a música divulgar

Ser músico é ser um artista da vida construindo emoções
São aqueles que sem querer penetram em todos os corações

Ângela Lugo

21 de nov. de 2012

Sobre Léo Cavalcanti

Léo Cavalcanti - Religar

A partir de influências que vão de Michael Jackson a Jackson do Pandeiro, da música espanhola ao Jazz, Léo Cavalcanti une a mistura de estilos às suas composições para um trabalho que ele chama de “pop transcendental”. Segundo ele, tudo o que o cerca pode render uma criação artística. “Costumo dizer que minha influência é tudo o que eu ouço e tudo o que eu vejo, e isso não é só música”, afirma.

O trabalho autoral de Léo começou a se desenvolver aos 18 anos, quando ele entrou em um estúdio caseiro para gravar suas músicas e começou a criar e descobrir arranjos para elas. Mas a história profissional do músico, cantor e compositor paulista veio das suas raízes familiares. “Eu nasci num berço musical. Cresci vendo meu pai tocando, ouvindo música. Era o meu universo”, lembra ele, que é filho do cantor e compositor Péricles Cavalcanti. Aos nove anos de idade, Leo se interessou por tocar instrumentos e começou a aprender violão e percussão. “Eu não consegui escapar da música. Ainda bem”, diz ele. Cinco anos mais tarde, virou percussionista da banda de seu pai e também do grupo Palavra Cantada. Aos 16, montou sua própria banda, a Xanduzinha, onde tocava e cantava, e em 2011, lançou seu primeiro álbum, intitulado Religar.

Além dos músicos que sempre o inspiraram, Léo também exalta seus contemporâneos. “Tem uma galera da minha geração que está fazendo trabalhos autorais maravilhosos e que estão fazendo trabalhos ótimos. Eu acho que é um cenário muito rico, muito variado, de alguma maneira todos músicos tem uma identidade  forte, e isso só tende a crescer”, comenta ele.
----------------------------------------------------------------------
Fonte: Som Brasil

Léo Cavalcanti - Inalcançável Você

 

Apresentação do cantor Léo Cavalcanti cantando um de seus grandes sucessos nos estúdios da Showlivre.
-------------------------------------------------------- 
Fonte: www.showlivre.com

REVELAÇÃO MPB: Léo Cavalcanti


Léo Cavalcanti - Ouvidos ao Mistério

Mais um novo nome surge no cenário musical brasileiro. Trata-se do cantor e compositor Léo Cavalcanti que, nesta quarta, é a Revelação MPB aqui no blog Sintonia.

18 de nov. de 2012

Sintonia::: Especial Alanis Morissette



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Alanis Morissette.

Alanis e seus novos trabalhos

Alanis Morissette - Eight Easy Steps

A partir de 2000, Alanis Morissette encara novas mudanças em sua vida profissional a começar com o fim da parceria musical com Glen Ballard, com quem compôs várias músicas de sucesso, além do amadurecimento no seu trabalho ao produzir seu quinto disco na carreira, lançado em 2002: Under Rug Swept. No mesmo ano, grava Feast On Scraps, seu segundo disco ao vivo, também lançando em dvd, com destaque para os singles "Offer" e "Simple Together".

Em 2004, Alanis anuncia seu noivado com o ator Ryan Reynolds e volta com o disco So-Called Chaos que teve uma repercussão abaixo do esperado. Em 2005, Alanis volta a se reunir com Ballard e regrava Jagged Little Pill em formato acústico, para comemorar 10 anos de lançamento do álbum, acompanhado de um documentário sobre as gravações do mesmo. No mesmo ano, grava a música "Wunderkind" para a trilha sonora do filme As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa.

Em 2007 termina seu noivado com Ryan e lança o cd Flavors of Entanglement no ano seguinte com destaque para as faixas "Underneath", "Citizen of the Planet" e "Not As We" e parte para uma nova temporada de shows por vários países. Em 2010, Alanis se apresenta na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno, realizada em Vancouver, no Canadá. Neste ano de 2012, volta com novo cd intitulado Havoc and Bright Lights.

Em sua carreira, Alanis recebeu importantes premiações, destacando 13 Juno Awards e 7 Grammys e chegou a vender mais de 70 milhões de discos em todo o mundo. Também teve aparições em alguns filmes e em programas na TV, seja atuando como ela mesmo ou interpretando alguns papéis.

Alanis e o auge da carreira

Alanis Morissette - King of Pain

Alanis seguia uma linha mais pop nos dois primeiros discos, mas ainda não estava satisfeita. Muda-se para Toronto a fim de se firmar na música, mas acabou não dando certo. Ao ir para Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1994, Alanis conheceu novos parceiros e produtores musicais que resolveram apostar no talento da cantora que passa a compor novos sucessos para o seu próximo trabalho.

Com letras que falavam de si mesma, Alanis Morissette foi buscando um novo caminho para suas músicas, compondo com Glen Ballard. Após várias tentativas com diversas gravadoras, conseguiram contato com Guy Oseary, da Maverick Records, que resolveu lançar o terceiro álbum de Alanis. Jagged Little Pill foi lançado em 1995 e rendeu à cantora várias premiações, tornando-se um dos discos mais vendidos de todos os tempos, trazendo os primeiros hits que a fizeram torná-la conhecida em todo o mundo como "You Oughta Know", "Ironic""Hand In My Pocket", "You Learn", entre outros.

Chega ao auge da carreira. E Alanis parte para uma bem sucedida turnê The Club Tour em vários países. Editou alguns clipes que entraram para o dvd Jagged Little Pill Live, lançado em 1997 e já prepara novas canções inéditas para seu próximo álbum. Com Supposed Former Infatuation Junkie, de 1998, não teve a mesma vendagem do trabalho anterior, mas trouxe novos sucessos como "Thank U", "So Pure" e a balada "That I Would Be Good".

No ano seguinte grava seu primeiro disco acústico ao vivo - Alanis Unpplugged - reunindo alguns de seus grandes sucesso e com destaque para a regravação de um sucesso do grupo The Police com "King of Pain".

O começo da carreira de Alanis

Alanis Morissette - You Oughta Know


Alanis Nadine Morissette nasceu em junho de 1974, na cidade de Ottawa, no Canadá. Seus pais são de origem francesa e húngara. Três anos depois, foi para a Alemanha onde, começou a ter seu primeiro contato com a música ao ter aulas de piano e dança ainda na infância.

A partir dos 9 anos de idade já começa a compor suas primeiras músicas e passou a ser incentivada por amigos e familiares a seguir carreira artística que começou como atriz no programa You Can't Do That On Television, do canal Nickelodeon, da TV a cabo norte-americana, até vir a gravar seu primeiro single "Fate Stay With Me" como cantora. Apresentando-se em diversos eventos e concursos aos 12 anos de idade, foi descoberta por um produtor musical Stephen Klov em 1987. Surge, então, a oportunidade de gravar seu primeiro disco como cantora profissional que veio com o LP Alanis, lançado em 1991, com letras autorais.

Sua estréia na carreira começou muito bem, chegando a ser premiada como Artista Feminina Mais Promissora do Ano e pelo Single do Ano. Em 1992, veio o segundo disco Now Is the Time. Ambos os trabalhos foram lançados apenas no Canadá, mas o reconhecimento internacional viria a partir do próximo disco que marcará uma nova fase da carreira de Alanis.


17 de nov. de 2012

Alanis Morissette - Guardian

 

Clipe oficial do novo single de Alanis Morissette lançado neste ano de 2012, incluído no álbum Havoc and Bright Lights.

Homenageada do Dia: Alanis Morissette


Alanis Morissette - Ironic

Cantora e compositora canadense, Alanis Morissette tem uma carreira consolidada e premiada, com devido reconhecimento do público e crítica que a colocou como uma das melhores cantoras da música pop que surgiu nas últimas décadas. Por isso trago neste domingo, um pouco da vida desta grande cantora como a Homenageada do Dia.

16 de nov. de 2012

Momento Flashback: Les McKeown


Les McKeown - It's a Game

Leslie Richard McKeown nasceu em Edimburgo, na Escócia, em 1955. No final de 1973, entrou para a música ao integrar a banda Bay City Rollers, substituindo o vocalista original Nobby Clark, onde ficou até 1978, para seguir carreira solo. 

A partir daí, grava novos discos, mas o sucesso veio mesmo a partir de 1988 ao gravar o single "It's a Game" que deu nome ao disco homônimo lançado no ano seguinte. Em 1990, o cantor participou do  Festival Eurovisão da Canção, no Reino Unido, apresentando sua música "Ball and Chain", que ficou em quinto lugar na classificação geral.

Os anos seguintes foram difíceis para Les McKeown, passando por problemas pessoais, bebidas e acusações de drogas, chegando a ser preso. Retorna ao sucesso em 2006 com a banda Les McKeown's Legendary Bay City Rollers e apresentando uma série de shows no Reino Unido, Japão e Austrália. Atualmente, ele reside em Hackney , na Inglaterra.

15 de nov. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 118


História da Rádio Bandeirantes

Desde 1937, os veículos do Grupo Bandeirantes de Comunicação estão presentes na cobertura dos principais fatos da história do Brasil e do mundo.

A tradição e credibilidade do jornalismo, a emoção do esporte e os mais variados programas que entretêm, divertem e informam, sempre fizeram parte do dia-a-dia da família brasileira. Acreditamos no futuro e no desenvolvimento do Brasil. Acompanhamos o ritmo acelerado da revolução digital e incorporamos a cada dia as inovações tecnológicas das comunicações aos nossos veículos. Tudo isso para, cada vez mais, desenvolvermos programas e produtos com qualidade.

Nesses últimos anos, o Grupo Bandeirantes de Comunicação cresceu, adquiriu e criou novas marcas e consolidou-se como uma grande empresa de comunicação multimídia. Todo esse crescimento foi suportado única e exclusivamente por empresas e pelo mercado anunciante, que acreditam na diversidade de opinião e apostam no crescimento de um grupo comprometido com os interesses do país.

A emissora foi inaugurada em 6 de Maio de 1937, e hoje com mais de 75 anos de experiência continua renovada e cheia de fôlego para os futuros desafios.

Mantendo a tradição, a Rádio Bandeirantes conta com um renomado time de jornalistas e comunicadores, que fazem da emissora a mais ouvida da cidade.

Responsabilidade da informação, e proximidade com o ouvinte, esta é a Rádio Bandeirantes: Sinônimo de pioneirismo, liderança, credibilidade. Foi a primeira emissora a transmitir com tecnologia digital e via satélite. Dentre suas características destacam: 24 horas de programação jornalísticas, acompanhando todos os acontecimentos da cidade, do país e do mundo; transmissão via satélite para mais de 1.000 municípios brasileiros; tradição no esporte: cobertura completa de todos os campeonatos de futebol do Brasil e os principais do exterior; presença em todas as copas desde 1958. Na F1, é a única emissora presente em todos os autódromos do mundo.
---------------------------------------------------------------------
Fonte: http://www.radiobandeirantes.com.br/radioam.asp (com adaptações)

14 de nov. de 2012

Um pouco sobre Adriana Deffenti

Adriana Deffenti - Foi no Mês Que Vem

Adriana Deffenti, cantora e flautista de Porto Alegre, começou seus estudos musicais aos 9 anos de idade no Projeto Prelúdio da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), escolhendo como instrumento a flauta transversal e integrando o coro infanto-juvenil. Estudou na Escola de Música da OSPA, no coral da UFRGS, no Instituto de Artes da mesma universidade, e participou de vários cursos e oficinas, no universo da música erudita e na música popular.

Sua música é resultado da mistura de pop, rock, blues, mpb, ópera, folclore argentino, jazz, samba-choro e flamenco. De formação clássica, seus dois primeiros cds são Peças de Pessoas (2002) e Adriana Deffenti (2006), trabalhos recompensados com o Prêmio Açoriano de Música (o mais importante prêmio do estado do Rio Grande do Sul) na categoria Melhor Intérprete de MPB.
-----------------------------------------------
Fonte: Blog Passeando Pelo Cotidiano

Entrevista com Adriana Deffenti

 

Entrevista com a cantora e compositora Adriana Deffenti no programa Papo de Camarim, da TV Educativa de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, onde fala um pouco de sua carreira.

REVELAÇÃO MPB: Adriana Deffenti

Adriana Deffenti - Capitu

Mais uma nova cantora vem se destacando na nova música brasileira. Trata-se da cantora gaúcha Adriana Deffenti que é a Revelação MPB do blog Sintonia de hoje.

10 de nov. de 2012

Aviso aos leitores

Neste sábado e domingo não haverão postagens aqui no blog para manutenção, retornando na quarta-feira. A seção Homenageado do Dia retorna no próximo domingo.

A todos, um ótimo fim de semana!
Junior Silva.

9 de nov. de 2012

Momento Flashback: New Edition

New Edition - Candy Girl


New Edition é um grupo de R&B formado em Boston em 1978. O grupo atingiu seu auge de popularidade na década de 1980. Eles foram os progenitores do movimento boy band dos anos 1980 e 1990 e abriu caminho para grupos como New Kids on the Block, Boyz II Men, Backstreet Boys e 'N Sync. O grupo gravou em sua maioria como um quinteto.

No auge de sua popularidade no início de 1983, o grupo era composto por Ronnie DeVoe, Ralph Tresvant, Bobby Brown, Michael Bivins e Ricky Bell. Seus primeiros hits incluem canções como "Candy Girl" (do 1º disco homônimo de 1983) e "Cool It Now" (do disco New Edition, de 1984). Brown deixou o grupo no final de 1985 para embarcar em uma carreira solo de sucesso. O grupo continuou por um tempo, com quatro membros, mas eventualmente contou com o cantor Johnny Gill para gravar seu álbum Heart Break de 1988. O grupo entrou em hiato em 1990, enquanto seus vários membros trabalharam em projetos paralelos, como Bell, Biv, DeVoe. Gill e Tresvant também gravaram álbuns solo de sucesso.

Em 3 de maio de 2011, o New Edition emitiu um comunicado em seu site oficial anunciando que todos os seis membros estavam se reunindo como grupo para começar a comemoração do 30º aniversário de Candy Girl com seus fãs.
--------------------------------------------
Fonte: Wikipédia (com adaptações)

8 de nov. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 117

História da Rádio Tupi de São Paulo


Inaugurada por Assis Chateaubriand em 1937, a partir da aquisição da S/A Rádio Tupan, a Rádio Tupi paulistana marcou por seu pioneirismo. Na década de 1940, colocou no ar o "Grande Jornal Falado Tupi", primeiro noticiário da história do rádio; em 1950, esteve intimamente ligada à inauguração da televisão: seus estúdios, artistas e o próprio nome foram utilizados pela PRF-3 TV Tupi, que transportou formatos radiofônicos de sucesso para a mídia recém-nascida.

Na época, seus estúdios eram localizados no bairro do Sumaré, num espaço que recebeu o nome de "Cidade do Rádio". O complexo, de onde também transmitia a Rádio Difusora AM (960 kHz), era tão grande que pôde abrigar sem dificuldades a TV Tupi durante todo o período em que esteve no ar.

Operando em 1040 kHz, a Super Rádio Tupi foi uma das emissoras de maior audiência entre os anos de 1960 e 1980. Na década de 1970, tinha a mais famosa equipe esportiva do rádio, a "Equipe 1040", liderada por Milton Camargo, e transmitia o programa do líder de audiência Eli Corrêa.


O declínio da Tupi ocorreu no final da década de 70, com a grave crise administrativa e financeira dos Diários Associados em São Paulo, ocasionada, em grande parte, pelo controverso modelo administrativo do grupo, baseado no conceito do "Condomínio Associado".

A crise, que culminou no fim da TV Tupi, em 1980, também prejudicou a rádio: em 1981, a Rádio Capital, que ocupava os 560 kHz desde 1978 (ano em que foi fundada), comprou o canal da Rádio Tupi (1040 kHz), levando a emissora dos Diários Associados para os 560 kHz, no canto do dial.
--------------------------------------------------
Fonte: http://www.telehistoria.com.br/colunas/index.asp?id=5917